A revista ISTOÉ (09/02/2011) trouxe um quadro esclarecedor dentro da reportagem de capa A BOA DIETA DA ENERGIA, que esclarece a questão dos tão usados e recomendados energéticos, veja o quadro:
Cada vez mais populares entre esportistas, as bebidas energéticas têm chamado a atenção dos cientistas. A preocupação é a confusão entre esses produtos e os voltados para reposição iônica. "O consumidor confunde energéticos com isotônicos", disse à ISTOÉ o fisiologista Troy Tuttle, da Universidade de Houston.
O problema? Enquanto isotônicos são ricos em sais minerais (que ajudam na reidratação), a cafeína das bebidas energéticas tem ação diurética. "Mas o exercício já desidrata o corpo e a perda de água pode ser intensificada por esses produtos , alerta Tuttle.
O especialista participou de uma revisão científica sobre a eficácia dos energéticos.No estudo, publicado há um mês, a recomendação é enfática: nada de energéticos durante a atividade física.
Mas não é o que pensa a indústria.
A Red Bull, uma das fabricantes do segmento, defende o uso do produto por "pessoas que desejam estar física e mentalmente ativas".
Bom... a revisão foi esclarecedora e, claro, que a indústria defende a marca.
Vale mesmo avaliarmos a real necessidade da ingesta de tais bebidas e, o acompanhamento de um profissional, nutricionista e da área de atividade física, seria fundamental para prestar tal recomendação.
Informe-se!!! Cuide-se!!!