Ceia de Natal Saudável


O cardápio de natal é sinônimo de fartura associado na maioria das vezes ao lado afetivo dos alimentos são repletos de carnes variadas, guloseimas de todos os tipos e tortas diversas, doces e salgadas, fontes de calorias e gorduras o que no final da época das festas são sinônimo de quilinhos a mais na balança.

Podemos, então, quebrar a tradição e optarmos por cardápios mais saudáveis?

Sim...está opção é a melhor escolha para que possamos com saúde e claro elegância desfilarmos nesse verão em plena forma.

Veja algumas dicas e “trocas inteligentes” para Natal e festas de fim de ano.

FRUTAS: são excelentes e enfeitam a mesa de uma forma colorida e muito saudável, a opção é dar toque nacional escolhendo frutas da nossa região ou da época. As mais indicadas são o pêssego, o abacaxi e a pêra.

Alimentos oleosos como nozes e castanhas, podem ser consumidos em pequenas quantidades, picadas e misturadas à salada ou ao arroz.

As carnes gordurosas como lombo, tender e pernil, consumidas em excesso são extremamente calóricas, devem ser evitadas ao compor o cardápio.

Para evitar o risco de doenças cardíacas, é preferível que sejam substituídas por carnes brancas como peito de peru, chester e frango e, claro, o peixe como uma ótima opção pelos seus benefícios. Veja:

PEIXES:Escolha os de água profunda, como o salmão, a sardinha, o arenque e a truta, que possuem uma camada de gordura para manter a temperatura. Essa gordura benéfica é conhecida como Ômega 3 e contribui para a saúde das artérias e do coração.

Para acompanhar as carnes e assados, a tradicional farofa e o típico arroz de Natal são opções muito bem vindas. Mas cuidado com o excesso calórico!! Escolha uma opção somente:ou arroz ou farofa!

Para a farofa, bons acompanhamentos são frutas como maçã, abacaxi e banana, além de frutas secas como uva, damasco e ameixa.

Ainda...nesse Natal não exagere no sal! Prefira ervas como orégano, sálvia,manjericão entre outras e especiarias como açafrão, pimenta, azeite balsâmico e açafrão que possuem efeito termogênico além função antioxidante, que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento.

Uma dica importante: prefira bebidas sem álcool. No mercado encontramos frizantes sem álcool que são opção mais politicamente corretas, ainda mais quando temos crianças ou filhos adolescentes em casa. Previna-se!!!

Feliz Natal e boas festas repleta de saúde a todos!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores

Nutricionista Élen Eurich Copyright © 2010 WoodMag is Designed by Born Informatica for web Designer Ricardo Born